o papel da ciencia na sociedade atual
GALLO, Silvio, Ética e Cidadania: Caminhos da Filosofia, SP: Papirus, 1997.
SANTOS, Jair F., O que é pós-moderno, 19ª. Ed., SP: Brasiliense, 2000.
Este texto busca nos mostrar a importância da ciência na sociedade atual, fazendo com que compreendemos melhor o desenvolvimento histórico e cultural dessa sociedade.
O texto engloba o conceito da ciência e da pós-modernidade, os momentos de geração da sociedade tecnológica e a crise dos valores no mundo contemporâneo da ética e da cidadania.
No mundo atual as maravilhas da tecnologia misturam-se cada vez mais com os horrores da miséria absoluta. Este é o grande impasse que a arte e a ciência se colocam atualmente: alta tecnologia bélica e computacional, avanço significativos das ciências, mas problemas como AIDS, a fome, o efeito estufa, a violência, entre outros problemas humanos que são incontroláveis pelo próprio homem.
A tecnologia surge e se insere na sociedade a partir desta visão utilitarista do conhecimento científico: construção de máquinas e equipamentos para o uso cotidiano. Este processo tem seu apogeu com a Revolução Industrial, que trouxe para a sociedade humana mudanças radicais em sua maneira de ver e agir sobre o mundo. Uma dessas mudanças foi a automatização do trabalho humano, que veio com o intuito de melhorar a vida dos trabalhadores, ou seja, ter mais tempo livre para o homem, mas isso não aconteceu, com a automação os serviços aumentaram e os trabalhadores passaram a cumprir horários, pois o operário tinha que trabalhar junto com a máquina.
Talvez a principal conseqüência da revolução industrial tenha sido essa mecanização do tempo e todas as decorrências que ela tem para a vida humana.
Porém, outra modificação ocorreu no processo de urbanização. O trabalho agrícola no campo é substituído pelo trabalho nas fábricas, causando um êxodo rural porque as fábricas faziam promessas de uma vida melhor.
O terceiro e mais