o paciente como ser humano citações
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM ENFERMAGEM
O PACIENTE COMO SER HUMANO
Fichamento apresentado no curso de
Enfermagem da Faculdade Ages com um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Bioquímica no 2º período, sob orientação do Professor
Paripiranga/BA 01/outubro 2014
RACHEL, Remen Naomi. O paciente como ser humano. São Paulo: Summus, 1993. 221p.
RESUMO
O livro tem como objetivo mostrar a influência de uma doença na vida psíquica do ser humano, bem como a forma em que os profissionais da área da saúde devem acolher esses pacientes. Torna-se cada vez mais presente e amplo, o reconhecimento da influência dos sentimentos e pensamentos sobre a doença e a saúde.
Grande parte das pessoas buscam os profissionais da área da saúde apenas para eliminar doenças já instaladas. Não é muito casual o ser humano se prevenir de doenças através de consultas, no mínimo anualmente, seja ao clínico geral, ao psicólogo ou aos demais profissionais da saúde. A preocupação com corpo/mente surge muitas vezes, quando não há mais como adiar uma consulta.
A autora destaca que uma vida saudável parece incluir a capacidade de enfrentar os problemas de maneira a se aprender algo valioso e que há uma necessidade de se conscientizar da importância de uma boa qualidade de vida para se evitar uma doença.
A habilidade de se aprender algo valioso através da experiência, parece ser uma capacidade humana natural e inata. Os períodos de crise, bem como os de uma doença, parecem particularmente ricos nesse potencial e o ganho de compreensão, sabedoria e compaixão, que talvez resultem dessa experiência, podem se integrar em nossa vida diária e nos enriquecer.
CAPÍTULO 1: “O QUE ESTÁ CERTO COM O PACIENTE?”
CITAÇÕES
“As qualidades humanas que possuímos e que nos acompanham na doença, como insight, paciência, habilidades,