Contratar Amigos
A fim de contribuir para o aprimoramento das aulas, o Portal da Educação Pública está colocando à disposição vários objetos didáticos (animações, ilustrações, figuras) para uso livre dos professores – desde que seja mencionada a fonte. São arquivos digitais em formatos comumente usados nos computadores, sem cobrança de direitos autorais, que abordam diversos conteúdos programáticos da Educação Básica. Você pode utilizá-los direto do link a seguir ou baixá-los para o seu computador.
O conjunto de decisões pedagógicas, conceituais, estéticas e técnicas sobre a representação e o tratamento da informação constitui o campo da ilustração científica. De acordo com Peck (1973), o valor dessa ilustração está em facilitar a compreensão do texto escrito. Nas Ciências Naturais, a ilustração traz clareza e diminui a necessidade de texto, já que permite o reconhecimento de características físicas de um organismo através da cor e/ou da forma.
A multimídia possibilita uma seleção entre as diferentes alternativas de meios, como animação, vídeo, fotografia, desenho. Permite também a definição do tratamento gráfico a ser dado às ilustrações, como o tipo de traço, o uso de cores, a intensidade no contraste da foto e o dimensionamento. São todos elementos fundamentais para auxiliar o aluno na visualização e na compreensão de conceitos e estruturas.
Mas, se são grandes as possibilidades, é preciso entender que há limitações também. Podem ocorrer algumas limitações tecnológicas, como a baixa capacidade do computador, a lentidão no acesso e a falta de flexibilidade do programa. Há ainda que considerar as habilidades das pessoas para lidar com a informática, com o computador em si, com a metodologia da EAD.
É verdade que uma boa animação pode comunicar melhor que imagens estáticas ou melhor mesmo que uma sequência delas. Nisso se fundamenta basicamente a superioridade das representações computacionais em relação àquelas contidas nos