O ofício do historiador
Neste trabalho buscaremos compreender e discutir a evolução perceptível no campo da historiografia baseada no ofício do historiador e, para isso é preciso que compreendamos primeiramente que este é um personagem muito importante, tendo em vista que ele é o individuo que estuda e escreve a História. É um profissional que reúne documentos e dados, situa os fatos em seu contexto, se preocupa com a narrativa metódica, reconstrói, interpreta e analisa o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, que abrangem todos os aspectos da História.
“Devemos considerar também que nem sempre o termo historiador foi utilizado para identificar aquele que se ocupa do passado. Tampouco existiu uma profissão ou uma carreira de historiador em todos os tempos e todas as sociedades. Pessoas com os mais diferentes perfis e formações desempenharam funções de destrinchar, refletir, falar ou escrever sobre o passado, tendo em vista as mais variadas preocupações e múltiplas percepções de tempo.” (Queiroz, p. 9)
Faz-se mister, ainda, explanarmos uma definição de História tendo em vista que o objeto de estudo deste trabalho é o escritor dela. Assim de acordo com
Claudio Vicentino, História é uma ciência que estuda o passado das civilizações humanas, buscando resgatar e compreender suas realizações políticas, culturais, econômicas e sociais.
Segundo Burker, a História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.
Diante do aludido podemos afirmar que História e historiador remontam a
Antiguidade e com base nesta perspectiva Peter Burke realizou a seguinte análise:
“Desde o tempo de Heródoto e Tucídides, a História tem sido escrita sob uma variada forma de gêneros: crônica monástica, memória política, tratados de antiquários, e assim por diante”