O objeto das ciênciais sociais, fundamentos
Por ciências sociais entende-se o conjuto de saberes relativos às áreas da antropologia, SOCIOLOGIA E SIENCIA POLÍTICA. assim o objetivo do estuda das ciencias sociais é a sociedade em uma dimenção sociológicas, antropolígicas e políticas.
AS ÁREAS CONSTITUTIVAS DAS CIÊNCIAIS SOCIAIS: SOSCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOCIOANTROPOLÓGICO NA COMPREENSÃO DA REALIDADE.
O conhecimento científico da vida social não se baseia apenas no fato, mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato. Por estudar a ação dos homens em sociedade, de seus símbolos, sua linguagem, seus valores e cultura, das aspirações que os animam e das alterações que sofrem, as Ciências Sociais constituem ferramenta importante para o desenvolvimento da compreensão crítico-reflexiva da realidade.
Por essa razão, as Ciências Sociais são utilizadas em diversos campos da atividade humana.
Campanhas publicitárias, campanhas eleitorais, elaboração de políticas públicas, até mesmo a programação de redes de rádio e televisão levam cada vez mais em conta resultados de investigações socioantropológicas, à medida que estas buscam entender as pessoas envolvidas em cada uma dessas atividades, suas crenças, valores e ideias.
Com a velocidade das mudanças nos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas, mais relevantes se tornam as análises que visam compreendê-las.
Deslocamentos de pessoas e grupos motivados pelo processo de globalização da economia, que intensificou os fluxos migratórios em todo o planeta, trocas culturais proporcionadas pelo estabelecimento de uma “sociedade em rede”, novos modelos de família e conjugalidade, novas configurações no campo religioso, entre outros, constituem temas de trabalhos de cientistas sociais contemporâneos.
Esses trabalhos são utilizados frequentemente como fonte de reflexão por governos, sociedade civil e indivíduos que buscam desenvolver sua capacidade de