O Novo Mundo E O Sonho Da Liberdade Sociologia
Em que contexto recusar a liberdade torna-se uma alternativa? Como sonhar com um mundo melhor e uma nova liberdade? Para nos ajudar a responder a essas perguntas , Convidamos o pensador francês Alexis de Tocqueville. O aristocrata Tocqueville preocupou-se com questões parecidas com aquelas que ocuparam os pensamentos de Marx, mas deu a elas respostas diferentes. Conhecer as diferentes respostas que os cientistas sociais deram a problemas comuns é um dos desafios interessantes que a sociologia nos ensina a enfrentar.
Desenvolvimento
Os temas da liberdade e da igualdade entre homens e mulheres levaram Tocqueville a fazer uma viagem que ficou famosa., com destino a ex-colônia americana da Inglaterra, que alcançava sua independência em 1776 e adotaram o nome de Estados Unidos da América. Se a França tinha feito sua revolução em 1789, os Estados Unidos haviam antecipado em 13 anos um projeto revolucionário que também tinha como bandeira, a democracia, liberdade e a igualdade. E mais parecia que aquele país tinha realmente encontrado a formula de associar a igualdade de condições com liberdade de ação e expressão. Certamente, era isso que chamava tanto a atenção dos franceses.
A decisão de Tocqueville de visitar a América tinha um objetivo específico: conhecer a organização das prisões. Afinal, a jovem nação era muito falada pela experiência da democracia, dos direitos civis, da liberdade.
Haveria lá algo que pudesse ajudar a França a reformar seu sistema prisional? Nos 9 meses que passou em viagem pelos Estados Unidos durante o ano de 1830, junto com seu amigo Beaumont, Tocqueville fez anotações sobre prisões, mas não apenas sobre elas. Registrou com riqueza de detalhes todos os aspectos da vida no país. Fez um relatório completo e nele esmiuçou como os americanos professavam suas crenças religiosas, de que maneira defendiam seus interesses nas