O nascimento da filosofia
Na antiguidade as respostas referentes ao mundo, aos acontecimentos do universo eram vindas da mitologia, do oculto, daquilo que a imaginação traria de resposta. Homens sagrados tinham o papel de revelar as verdades ocultas aos profanos. A mitologia buscava explicação do mundo a partir dos mitos ou da imaginação. Os contos eram geralmente falsos, as pessoas só podiam observar e aceitar aquilo que ouviam. Como esta não estava sendo mais suficiente para explicar tais acontecimentos surgiu uma nova ordem vinda do pensar, da razão. Uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza. No desenvolvimento dessa atividade surge o filósofo. Esse novo sábio compreendeu que só havia o oculto porque a razão não encontrava explicações satisfatórias para esses mistérios. Revelar esses mistérios passou a ser um meio de todo homem demonstrar seu valor e sua capacidade de criação.
A democracia, a invenção do calendário, as incursões marítimas, o surgimento da vida urbana e da moeda, a criação da Política, a escrita demonstraram que a Filosofia nasceu da necessidade de o homem expressar suas angústias em relação ao mundo. O comércio na Grécia Antiga com outros povos trouxe o conhecimento, assim a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza.
. A filosofia nasceu na Grécia, no ano VI a.C, nas colônias Gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Ele acreditava que o homem devia focar seus pensamentos principalmente para a natureza, e que nela o elemento que deu origem a tudo é a água..
Quando falamos da Filosofia nos lembramos do saber, do conhecimento e da exclusão da ignorância. A Filosofia está ligada a critérios que utilizamos para construir nossos conceitos, valores, métodos de pensar, avaliações que fazemos constantemente. Ela subdivide em ramos: metafísica que é a realidade,