Projeto do produto
1. Projeto Conceitual
1.1Geração de Conceitos
Com o projeto definido ,pode –se começar a gerar o projeto conceitual. Isso exige intuição , imaginação e raciocínio lógico. A maior dificuldade no projeto conceitual é liberar a mente para se chegar a conceitos originais .
Este capítulo descreve 3 métodos de geração de conceitos : Análise de tarefas, Análise de funções e Análise de ciclo de vida.
Análise de Tarefas
Examinando a interface homem- produto em detalhes pode-se descobrir que ela é geralmente complexa e pouco compreendida, até mesmo no caso dos produtos mais simples. A análise de tarefas cobre 2 importantes aspectos de desenvolvimento de produtos : ergonomia e antropometria.
Análise das Funções
E uma técnica descritiva e , como tal é útil na primeira fase do projeto conceitual. Além de mostrar ao designer como os consumidores usam o produto , pode provocar o aparecimento de novos conceitos interessantes .A análise de funções quando se localizam o produto pode portanto provocar inovações radicais, quando se focalizam as funções de ordem superior ou pequenas mudanças incrementais, quando a atenção se encontra nas funções e ordem inferior. Essa é a principal vantagem de geração de conceitos.
Análise de Ciclo de Vida
Essa técnica é bastante usada pelos designer que pretendem diminuir a agressividade ambiental dos novos produtos, mas pode ser aplicado também em outros casos. O designer deve pensar como o produto se comportaria melhor em cada uma dessas etapas, ao longo de toda sua vida.
Análise de Valores
A abordagem tradicional da análise de custos examina os custos de material, mão de obra e custos indiretos para cada componente .Essa abordagem tem um caráter puramente monetário e não preocupando com a função de cada componente. Como resultado o componente de maior custo tornam-se alvo predileto das tentativas de redução de custo, mesmo que tenha contribuição fundamental para a função do produto. Nesse caso