O nascimento da filosofia
Os primeiros filósofos surgiram por volta dos séculos VII e VI a.C. na Grécia antiga e centravam a atenção na natureza e em questões cosmológicas; mais tarde ficaram conhecidos como pré-socráticos, pois Sócrates é tomado como um marco, não só devido a influência e importância, mais também por introduzir um novo conceito filosófico. Para explicar e compreender a origem do mundo e as causas das transformações da natureza os pré-socráticos buscavam o princípio, o elemento primordial de todas as coisas (arkhe´) vejamos suas ideias centrais. A Escola Jônica caracteriza-se pelo interesse pela physis, e teorias sobre a natureza, seus filósofos eram:
- Tales Mileto considerado primeiro filósofo, seu elemento primordial era a água, princípio explicativo de todo o processo natural, e seus discípulos eram estimulados a desenvolverem seus próprios princípios.
- Anaximandro acreditava no apeiron (o ilimitado ou o indeterminado) como primeiro princípio, uma primeira versão da noção de matéria.
-Anaxímenes adotou o ar ( pneuma ) como arkhé , elemento de carácter invisível e incorpóreo, uma explicação abstrata da realidade física.
-Xenófanes seu elemento primordial era a terra onde se originaram todas as coisas. As Escolas Italianas tinham uma visão mais abstrata do mundo, iniciando o surgimento da lógica e da metafísica.
-Pitágoras, a concepção do número era dada como elemento primordial.
-Parmênides e a escola eleática acreditavam no monismo, a realidade verdadeira era única, imutável; defendiam que só poderiam entender a mudança se algo estável permanecesse para identificar o objeto.
- Anaxágoras explica todas as substâncias como partes iguais (homeomerias).
- Empédocles e sua doutrina dos quatro elementos ( fogo, água, terra e ar ).
-Leocipo, Demócrito e Heráclito eram da escola atomista ( sustenta que a realidade consiste em átomos e no vazio ) eles representavam o mobilismo, onde a realidade natural se