O Munic pio ficou entre as 100 melhores escolas p blicas do Brasil
Sobral. "Uma educação com um excelente exemplo nordestino. Região com as piores notas gerais. Destaque para a cidade de Sobral, Interior do Ceará, por concentrar várias escolas de qualidade". Essa foi avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) após a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que mostram que o Brasil continua apresentando discrepância quando o assunto também é a qualidade do ensino público entre as regiões.
Mas Sobral, a primeira cidade da região Nordeste a aparecer no índice com a 62ª colocação, ficou dessa forma entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil. O Município apresentou nota 6,6 na avaliação do Governo Federal. Isto representa um crescimento de 1,7 ponto em relação à nota do Ideb alcançada em 2007.
Destaques
O Município torna-se, assim, um exemplo para o Ceará e o Nordeste em termos de melhor desempenho na Educação Básica. A nota obtida ultrapassa a projeção feita pelo Ministério da Educação para Sobral. A perspectiva era que Sobral alcançasse a nota 6,1 até 2021, na avaliação das séries iniciais. Das 38 escolas avaliadas nesta cidade, que teve excelente desempenho, cinco delas (três localizadas na sede e duas na zona rural), foram responsáveis pela nota alcançada pelo Município, já citado como destaque entre as cidades brasileiras que concentram escolas de qualidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental (compreendido entre a 1ª e a 4ª série).
Na sede, os destaques são para a Escola José da Mata e Silva, a Escola Silvana Machado e a Escola Ermírio de Moraes. Já nas localidades da zona rural, ganharam reconhecimento a Escola Beliza Lopes (Patos) e a Escola Frederico Auto Correia (em Taperuaba).
Completam a relação das 50 escolas mais bem posicionadas no Estado, cinco da cidade de Pedra Branca, duas de Abaiara, duas do Eusébio e uma de Groaíras, além de duas na Capital, que