O mundo e suas transformações
Esta nova ordem mundial ”afeta praticamente a todos, de uma ou outra maneira, positiva ou negativamente”.
Sabemos que a motivação humana para o trabalho permanece ainda como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Apesar das inúmeras e complexas teorias, na prática, a motivação continua sendo vista com simplicidade, porém com maior atenção se identifica que as pessoas estão desmotivadas em seu trabalho. Fala-se até que as motivações estão “em crise” e isto tem levado teóricos, pesquisadores e gestores à busca de “receitas”, “fórmulas” e “técnicas” que, muitas vezes, acabam transformando-se em modismos.
Por outro lado, os trabalhadores discutem cada vem mais sobre seus direitos e qualidade de vida. Nesse sentido, as pressões são sempre pela redução do tempo dedicado ao trabalho ou pelo aumento de vantagens já conseguidas, caracterizando-se em situações nas quais o ato de trabalhar começa a perder seu sentido, deixa de representar um dos interesses centrais da vida das pessoas.
Embora as novas teorias indiquem a importância de se valorizar os indivíduos nas organizações, constatamos que pouca atenção é dada para isso e o resultado é que, atualmente, os trabalhadores vivenciam um maior desânimo ou desmotivação no seu trabalho.
Os efeitos da falta de motivação no trabalho, provocada por um conjunto de políticas geradoras de incerteza e insegurança, podem gerar