O mundo segundo os brasileiros
Os turcos e as comidas são exóticos. O lado asiático é conservador e o lado europeu liberal. Bósforo é um estreito que liga o Mar Negro ao Mar da Mármara, que marca o limite entre o continente asiático e europeu. As mesquitas ficam do lado mais conservador é claro, como por exemplo em Sultanahmet. Antes de entrar para a oração é obrigatório fazer um ritual de purificação chamado Ablução, que é a lavagem das mãos, pés, canelas, antebraço e nuca. Os homens tem que orar juntos, já as mulheres podem orar em casa mesmo. ¨O país machista¨
Cerca de 95% da população de Istambul se declara Muçulmana, e frequentam as quase 3 mil mesquitas espalhadas pelas cidades.
No final da tarde, comecinho da noite, pode se escutar o chamada para as orações de todas as mesquitas ao mesmo tempo, mais parece um cantar, isso realmente é lindo.
O café da manhã na Turquia é composto por muitos legumes e iogurte turco, ¨que por curiosidade é salgado¨, eu iria morrer de fome. Já o Baclava que é um doce feito com nozes, massa folhada e mel, eu iria amar. O chá é a bebida mais consumida pelos Turcos, servidas até mesmo em lojas para seus clientes. Uma situação bem comum é o uso do narguilé.
.Em Kadikoy, tem uma avenida chamada Bagdat Caddesi, onde se concentra várias lojas de todas as variedades, uma delas, é Flormar, uma loja turca tipo perfumaria aqui no Brasil.
O Grand Bazaar, ou mercado coberto, é uma visita obrigatória em Istambul. No começo era apenas comercializado a seda, depois passou a vender tudo que se pode imaginar, uma das coisas mais vendidas é o olho do Ala, um amuleto de proteção, turco adora, venera o ouro, isso eu adorei.
Outro passeio é o banho Turco, um dos mais antigos é o Cagaloglu Hamami, tem mais de 300 anos, visitado por várias pessoas famosas e também foi filmado Indiana Jones. Particularmente, achei mais um tipo de massagem. Apesar de ser um país muito tradicional e conservador, tem cas noturna que mais parece um cabaré, pode jantar,