O mundo do trabalho sociologico
Será que o trabalho e as relações laborais sofreram alterações ao longo do tempo?
Hipóteses:
Há causas estruturais que levaram a mudança das relações laborais.
Estrutura: * O que é o trabalho. * Relações Laborais: definição. * Evolução histórica do trabalho- Atividade económica * Divisão internacional do trabalho.
O trabalho: actualmente.
Síntese/conclusão relacionando o antes e depois.
Estavam lançadas as bases da sociedade capitalista que constitui hoje o modo de organização social dominante e se caracteriza por: propriedade privada dos meios de produção, dos resultados da produção, produção essa para venda, com o objetivo de obter um lucro e utilização da força do trabalho assalariado durante o processo produtivo, mediante uma remuneração – o salário. O capitalismo não deixou de evoluir até aos nossos dias tendo já ultrapassado a dimensão nacional. Efetivamente o cenário económico é, hoje, o de mundialização e interdependência entre as economias. O trabalho como o conhecemos hoje nunca esteve tão orientado para o resultado como nos últimos tempos e o lucro que se obtém através dele e da força de trabalho.
Sociologia 2012-13
Prof: Ana Mimoso
O trabalho
O trabalho
Trabalho Realizado por:
António Pereira
João Raimundo
Introdução
Com uma população cada vez mais exigente, a produção de bens e serviços assume uma importância extrema. O homem necessita estabelecer relações com a Natureza de forma a satisfazer os seus desejos e a produzir os bens que necessita. É através desta relação que surge o trabalho e todo um processo produtivo que nas últimas décadas tem sofrido uma grande alteração embora já desde o início da vida humana o homem sentisse essa necessidade de produzir os bens necessários ao seu quotidiano.
Com este trabalho pretendemos estabelecer uma breve contextualização histórica do trabalho respondendo á seguinte questão: Será que o trabalho e as relações laborais sofreram alterações ao