O mundo de sofia
CURSO DE FARMÁCIA
MAIARA LINDNER
SISTEMA LINFÁTICO
CONCÓRDIA
2013
MAIARA LINDNER
SISTEMA LINFÁTICO
Trabalho apresentado à disciplina de Anatomia ministrado na Universidade do Contestado – UnC, Concórdia, sob orientação da professora Ana Maria C. Weihernann.
CONCÓRDIA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
3 conclusão 12
1 INTRODUÇÃO
Bom neste trabalho iremos ver um pouco sobre o sistema linfático que esta intimamente relacionado anatomicamente e funcionalmente ao sistema cardiovascular. O sistema linfático possui varias funções importantes, e os órgãos que fazem parte desse sistema são: o baço, o timo e as tonsilas. E a também os linfonodos que estão distribuídos ao longo do curso de vários vasos linfáticos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático consiste de (1) uma extensa rede de capilares e amplos vasos coletores (vasos linfáticos) que recebem o liquido tecidual ao corpo e transportam para o sistema cardiovascular; (2) linfonodos, que servem como filtros do liquido coletado pelos vasos; e (3) órgãos linfóides, que incluem linfonodos, que incluem linfonodos, tonsilas, o baço e o timo.
O sistema linfático esta intimamente relacionado anatômica e funcionalmente ao sistema cardiovascular. O líquido que se acumula nos espaços entre as células dos tecidos conjuntivos frouxos é denominado líquido intersticial, ou liquido tecidual. Sob condições normais, uma pequena quantidade de liquido tende a deixar os capilares do sistema cardiovascular, mais do que a eles retorna. As proteínas plasmáticas não atravessam facilmente as paredes dos capilares; todavia, como a porção liquida do sangue se desloca para os espaços intercelulares, ela carrega uma pequena quantidade de