trabalho
Antigamente a área de Gestão de Pessoas era denominada de Recursos Humanos, pois estas eram consideradas meros recursos organizacionais como os recursos mercadológicos, financeiros e etc., porém com a nova perspectiva dada as pessoas e o novo tratamento que as empresas bem sucedidas estão dando a elas, passaram a ser consideradas como um capital humano essencial para o sucesso organizacional.
Trataremos aqui das 5 áreas ou dos 5 processos básicos, que segundo Chiavenato descreve em seu livro, ‘’O capital humano das organizações’’, da gestão de pessoas moderna. Descreveremos brevemente estas 5 possibilidades que a gestão tem o dever dentro das empresas, seja como função de linha ou como função de staff, e em outros textos descreveremos mais detalhadamente os processos e subprocessos desta área.
Estes processos estão intimamente relacionados uns com os outros e sofrem influência se um deles sofrerem alterações, dada pelo ambiente ou por modificações internas. Os 5 processos básicos da ARH são: Prover, Aplicar, Manter, Desenvolver e Monitorar. Aqui iremos descrevê-los brevemente como já foi dito, para obtermos uma noção do que a área de gestão de pessoas nos auxilia como função de linha ou de staff dentro das organizações. Para todos estes processos a área de gestão trata-os como uma função de linha, ou seja, cada indivíduo tem a sua responsabilidade pelas atividades desenvolvidas na área de ARH, e também possuem uma função de staff, que é uma assessoria dada aos devidos líderes.
Primeiramente o que significa o processo de provisão de pessoas? Neste subsistema (subsistema pois ele faz parte de vários outros subsistemas que se completam e se tornam um todo, denominado de Administração de Recursos Humanos) a área de gestão de pessoas como função de linha ou de staff (assessoria), determina quem trabalhará nas organizações. Nesta atividade o objetivo é focar nas pesquisas de mercado de trabalho, seleção e recrutamento de pessoas, buscando