O mundo de Sofia
DIR: 11
Filosofia Geral e do Direito
A filosofia e o filosofar da antiguidade aos dias atuais
Perguntas como “quem é você?” e “de onde vem o mundo?” fazem parte do filme que mostra o verdadeiro Mundo de Sofia. Garota esperta, prestes a completar 15 anos e que esbanja curiosidade a partir do momento em que recebe sua primeira carta anônima e um cartão postal endereçado à Hilde Moller Knag. Desde então, Sofia passa por uma espécie de aula de filosofia, ministrada por um filósofo, Alberto Knox, viajando por épocas históricas que tiveram e ainda tem grande relevância para o mundo científico, social, entre outros.
A viagem mostra direta ou indiretamente, como as pessoas não se preocupam em saber de onde vieram e como vieram, mas sim sobre coisas de menor importância, como esportes ou gostos musicais, coisas cotidianas e que por mais interessantes que pareçam ser não nos dizem nada a respeito de quem somos e porque somos.
Ademais disso, o filme nos mostra a formação da Polis, a cidade, o Estado, ressaltando que as revoluções e movimentos foram a principal determinação histórica para o nascimento da filosofia que pressupõe de ideias, indagações, vontade de mudança e de alcançar objetivos.
O nível do Direito é incompleto se não alcançado junto à Filosofia. Tivemos excelentes pensadores, filósofos que mantiveram suas indagações mesmo ao passo de serem condenados à morte como Sócrates, que sofreu consequências injustas por manter e expressar suas ideias diante de todos. Todos os demais, Rosseau, Aristóteles, Leonardo da Vinci, assim como inúmeros outros pensadores ou filósofos ousaram a mudar alguma coisa durante toda a história da humanidade. Pensar é primordial, mas fazer indagações e idealizar é ir além do que simplesmente não demonstrar interesse em saber como as coisas acontecem, porque acontecem, e se há algo que possa ser feito para mudar o que não está em consonância com o que cremos que seja o ideal para nós mesmos. O