EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Este Relato de Experiência visa refletir e expor a vivência no campo de estágio em Educação de Jovens e Adultos - EJA , realizado durante o um mês no primeiro semestre.
Apresento de forma sucinta o contexto histórico, geopolítico, socioeconômico além de aspectos da comunidade e perfil dos alunos para localizar o leitor,
Falo sobre a organização, estrutura da instituição e da modalidade EJA assim como: a metodologia e as formas de avaliação utilizadas na organização e distribuição do espaço-tempo, as atividades cotidianas e a participação de professores, auxiliares e alunos, a distribuição de fases e turmas, aspectos de inclusão, acesso e permanência, presentes no cotidiano. Em seguida, relato todas as análises e impressões que tive sobre essa modalidade, como ela vem sendo desenvolvida na instituição que foi meu campo de estágio. Detalhando os passos, os objetivos, a seqüência de atividades, algumas reflexões e a descrição da atividade que realizei enquanto docência compartilhada.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
O presente relato de experiência acadêmica surge da minha vivência enquanto estagiária na Escola Dulce de Moura Raunheitti Ribeiro , Nova Iguaçu – RJ. O estágio teve a duração de um mês e os resultados desse estudo baseado em observação e co-participação apresento nesse estudo de caso.
Para melhor compreensão da estrutura da instituição vou descrever seu contexto histórico, geopolítico, socioeconômico além de aspectos da comunidade e perfil dos alunos.
A escola faz parte na rede pública municipal de Nova Iguaçu e foi criada no em 12 de março de 1967. A princípio teve o nome de SENDER. E só em 1999, ao ser reinaugurada que recebeu o nome de Professora Dulce de Moura Raunheitti Ribeiro, em homenagem a uma educadora que muito colaborou para o avanço da educação no município de Nova Iguaçu. A escola esta localizada no bairro Jardim Nova Era, que fica próximo às