O mundo codificado
Cap . O que é comunicação ?
A comunicação entre os homens é denominada não natural, pois se utiliza meios e técnicas artificiais, criados pelo próprio homem, diferente do que ocorre na natureza, onde os animais se comunicam através de recursos naturais como por exemplo o som emitido pelas baleias.
Essa comunicação artificial, cheia de códigos e símbolos serve para nos afastar e nos proteger de um mundo de “solidão” (classificado assim pois não hà comunicação, e sem ela nos ficamos sós).
Nos podemos humanizar ou naturalizar tudo, porem é necessário saber que aquilo que foi analisado terá outro aspecto se visto sobre o outro angulo.
A comunicação humana acaba se tornando diferente quando se tenta explica-la ao invés de interpreta-la. Uma das característica essenciais para identificar o homem é sua capacidade de guardar informações ao longo do tempo.
Existe também dois pontos de vista para se considerar a comunicação, o da existência (diz que nos a usamos para nos afastar da solidão e da morte usando para isso a companhia dos outros) e o formal (onde diz que a usamos como meio de armazenar informações).
Flusser mostra em seu trabalho que a comunicação humana tem como função fazer o homem se afastar da solidão e da morte.
Os homens usam de duas formas diferentes para produzir e armazenar informações, são elas : a comunicação dialógica e a comunicação discursiva.
Dialógica – ocorre através da troca de informações disponíveis com a intenção de simplificar uma nova informação.
Discursiva – os homens trocam informações que conhecem com a intenção de preserva-las e para que suportem melhor o efeito do tempo e da natureza.
As duas formas de comunicação estão interligadas, uma precisa da outra para existir.
A comunicação humana só atinge sua meta quando existe um equilíbrio entre discurso e dialogo. Por haver um desequilíbrio, e o discurso predominar, o homem acaba se sentindo mais solitário.
Flusser mostra que podemos classificar as