O Mundo antes da Primeira Guerra MUndial
A época que antecede a 1ª Guerra Mundial pode ser vista de duas formas completamente distintas, pelo ponto de vista dos Burgueses e pelo ponto do vista do Governo Os burgueses viviam a euforia da chamada Belle Epóque (Bela Época), que foi um período em que os burgueses acharam que o mundo chegou ao ápice do desenvolvimento econômico e tecnológico. Já os governantes e seus aliados viviam em um momento de pura tensão.
O início da Tensão
A tensão foi causada pela ascensão de países como: Itália, Alemanha e Japão. Países que promoveram a modernização de suas economias e começaram a exigir um mercado consumidor mais amplo, mais matérias-primas e tentavam evoluir o seu mercado Industrial. Com isso precisavam de mais mercado consumidor e mais territórios e colônias para serem exploradas, o que os fez entrar em conflito de interesses políticos e econômicos com os países mais industrializados, principalmente Inglaterra e França.
Países influentes e a organização da Europa no Pré-Guerra
Naquela época haviam as grandes potências: Inglaterra e França. Os Países que estavam em ascensão: Alemanha, Itália e Japão. Os USA (United States of America) como potência americana. E correndo por fora alguns importantes países: Rússia, Sérvia, Império Austro-Húngaro, Império Turco-Otomano. Vale ressaltar que a Europa vinha de uma reformulação Geopolítica graças a recente unificação de Itália e Alemanha.
USA
Os USA já eram nessa época a maior economia do planeta, mas não tinha o maior poderio militar, então não poderia ser chamado de maior potencia mundial, que até então era um título da Inglaterra. Então apostou tudo nos anos que viriam e nos conflitos europeus, esperando assim a chance de que uma guerra acontecesse e que eles passassem a ser fiadores dos conflitantes, coisa que aconteceu posteriormente na 1ª e na 2ª Guerra Mundial.
Império Austro-Húngaro
O Império Austro-Húngaro vivia