O movimento e a trajetória o movimento retilíneo e uniforme (mru) e suas características
A posição de um corpo é determinada em relação a um referencial. No geral, em três dimensões, a posição é dada pelo vetor que localiza o ponto em que o corpo está em relação a origem. No caso do movimento retilíneo, como referencial nos é suficiente uma reta no qual fixamos uma origem e uma orientação.
A diferença entre a posição inicial (so) e final (s) do corpo é chamada de deslocamento (Δs). Da mesma forma o intervalo de tempo (Δt) é a diferença entre o instante inicial (to) e final (t) do movimento estudado.
A medida de como a posição do corpo varia com o tempo é denominada velocidade do corpo (v). Isto pode ser escrito na forma matemática como:
Esta descrição é suficiente quando a velocidade é constante, ou seja, para intervalo de tempos iguais o corpo apresenta deslocamentos iguais. Para estes movimentos a equação acima pode ser reescrita: S = So + V(t – to)
2. Objetivos
Analisar a partir dos dados experimentais o movimento do móvel, a sua velocidade média e construir um gráfico da variação da posição em função do tempo.
3. Materiais
Plano inclinado Kersting III
Estudo de forças, movimentos retilíneos, equilíbrio de um móvel, atrito estático e cinético, dinâmica da partícula e raio de giração.
Cronômetro O cronômetro utilizado para determinação do tempo decorrido entre a origem da trajetória e os pontos determinados, durante o movimento, é digital com duas portas fotoelétricas. As fotocélulas são sensores, nos quais quando o carrinho intercepta o feixe de lazer, a contagem do cronômetro, que inicia - se automaticamente no disparo, é interrompida determinando assim o tempo na casa de milisegundos.
4. Procedimento
1- Elevou-se o plano 15º acima da horizontal;
2- Com auxílio do imã, posicionou-se na esfera na marca x0 = 0mm;
3- Liberou-se a esfera,