Relatorio Movimento Uniforme
Engenharia de Controle e Automação
Fisica Experimental
Edson Lucas Tavares ra:080042593
Resumo
Este trabalho consistiu em verificar experimentalmente o movimento uniforme de um objeto deslizando sob um eixo vertical e estudar a sua função horária. Foi utilizado um fuso mantido na posição vertical por meio de uma base e diversas arruelas, cujo diametro interno era maior que o diametro do fuso. Estas arruelas foram abandonadas livremente na extremidade do fuso, uma de cada vez. Após um pequeno instante de queda, a arruela passou a realizar movimentos circulares uniformes até o fim da trajetória. Cada arruela teve um comportamento diferente ao serem abandonadas, dependendo dos diferentes diametros.
Introdução
O que é movimento uniforme?
Se observarmos atentamente os movimentos que ocorrem ao nosso redor, encontraremos vários exemplos de movimentos nos quais a velocidade escalar permanece constante. Uma estrela no céu, as extremidades dos ponteiros de um relógio movimentam-se com velocidade escalar constante. Também um pára-quedista, com o pára-quedas aberto há algum tempo, cai com velocidade praticamente constante. Num modelo simplificado do átomo de hidrogenio, dizemos que o elétron gira em torno do próton com velocidade escalar constante.
Esses movimentos, nos quais a velocidade escalar permanece constante, são denominados movimentos uniformes.
Sendo assim, movimento uniforme é aquele que tem velocidade escalar constante em qualquer instante ou intervalo de tempo. Podemos dizer ainda que o móvel percorre distancias iguais em intervalos de tempos iguais.
A cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos sem se preocupar com suas causas. Na cinemática nos estudamos dois tipos de movimentos.
M.R.U – Movimento Retilíneo Uniforme
O Estudo do Espaço em Função do Tempo – Um móvel realiza um movimento uniforme quando percorre espaços iguais em tempos iguais, ou