O MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES A PARTIR DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
1299 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃODEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE ONDULATÓRIA
O MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES A PARTIR DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
RENATO GUEDES DE OLIVEIRA
1018120
Prof. Welberth S. Ferreira
29/ 04/ 2011
1. INTRODUÇÃO
Neste experimento da cinemática e dinâmica do movimento particular de uma partícula, o movimento circular uniforme e movimento harmônico simples, utilizando-se da aula, Laboratório de ondulatória, ministrada pelo professor Welberth S. Ferreira. Tendo suporte de análise o aparelho rotacional, este tipo de equipamento destinado ao estudo do movimento circular uniforme, órbita dos planetas referenciais e movimento harmônico simples.
Este experimento tem com objetivo observar as características básicas dos movimentos (MCU) e (MHS), tais como: direção, sentido, velocidade do sistema, velocidade angular e reconhecer o movimento harmônico simples como a projeção ortogonal do movimento circular uniforme sobre qualquer reta. E determinar o modulo angular do movimento circular uniforme com a pulsação da expressão y=Asent.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um movimento que se repete da mesma forma, em intervalos de tempo iguais, é denominado movimento periódico. Neste movimento o móvel ocupar oscilando em torno de uma posição de equilíbrio. E para o movimento ser perfeitamente periódico desprezaremos as forças de atrito.
Um móvel (Figura 01) está animado de um movimento circular uniforme (MCU) quando sua trajetória é uma circunferência e o módulo de sua velocidade permanece constante no decorrer do tempo.
Figura 01: Móvel
2.1. PERÍODO E FREGUÊNCIA Para descrever os movimentos periódicos, utilizam-se as grandezas período e frequência.
Período é o intervalo de tempo após o qual o movimento periódico se repete.
Frequência é o número de vezes que um movimento periódico se repete numa unidade de tempo.
Para movimentos de período pequenos, é mais adequado trabalhar com a frequência.
Vamos ver