O Movimento Armorial e o Romanceiro Popular Nordestino
Romanceiro Popular Nordestino
Eduardo Vasconcelos Lima1
RESUMO
O artigo em questão expõe o projeto de Ariano Suassuna para a construção de uma identidade artística brasileira ligada a nossa cultura popular; a importância do Romanceiro Popular do Nordeste para a construção do Movimento Armorial, uma forma de resistência ao processo de descaracterização e vulgarização da cultura brasileira.
PALAVRAS-CHAVE: Armorial, Ariano Suassuna, cultura brasileira, resistência
ABSTRACT
The article presents the Ariano Suassuna´s project which aims to build a Brazilian artistic identity linked to our popular culture. The importance of the northeast “Romanceiro” for the creation of the Armorial Movement, a way to resist against the process of descaracterization of the Brazilian Culture.
KEYWORDS: Armorial, Ariano Suassuna, brazilian culture, resist
Criado por Ariano Suassuna em 1970, o Movimento Armorial é um “escudo blindado” contra o processo de descaracterização e vulgarização da cultura brasileira, processo que, infelizmente, ainda continua com grande força. Só um país rico em tradições populares pode suportar o bombardeio do chamado e conhecido “lixo cultural”, ligado diretamente a “cultura de massa”, bombardeio esse liderado principalmente pelos Estados Unidos. A cultura é como uma majestosa sinfonia, cada nação tem que dar sua nota própria para que o conjunto dos sons se torne rico e harmonioso, mas o produto massificado está destruindo esta nobre e rica diversidade, uniformizando todos os povos. Em países colonizados como o Brasil, isto é um grande problema. Infelizmente a falta de auto-estima do nosso povo é histórica: nos séculos XV, XVI e XVII, tínhamos vergonha do elemento indígena e africano e nos orgulhávamos do elemento português; no século XIX, queríamos ser tipicamente franceses, e passamos a nos envergonhar do que tínhamos de português; e agora, nos séculos XX e XXI, queremos, caricaturalmente, ser