O Motim do Vintém, RJ 1850.
IH – Instituto de Ciências Humanas
HIS – Departamento de História
História do Brasil 2
Profa. Dra. Diva do Couto Gontijo Muniz
Alunos: Bruno Marôto (12/0151588), Carolina Ribeiro (12/0151685), Eric Moreno (12/0167395) e Guilherme Macedo (12/0119544).
II Oficina de Leitura
1) Identificação bibliográfica:
GRAHAM, Sandra Lauderdale. O motim do vintém e a cultura política do Rio de Janeiro em 1880. Revista Brasileira de História: Reforma e Revolução. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, v.10, n.20, 1990. P.211-232.
2) Resumo:
Sandra Graham discorre sobre o episódio denominado Motim do Vintém, ocorrido no Rio de Janeiro na década de 1880. A singularidade deste evento se dá justamente por seu caráter insurgente dentro de uma tradição política/cultural marcada pela inércia das massas. Nesse sentido, havia uma cultura política fortemente marcada tanto pelo elitismo de seus atores quanto pelo tradicionalismo contratual entre os membros da política. Os acontecimentos de 1880 romperam com essa perspectiva, ao passo que o Motim do Vintém marcou o início de uma mudança fundamental na cultura política de fins do século XIX. Portanto, a política passa a ser enxergada e exercida de maneira de fato pública, no sentido de que indivíduos formalmente não apadrinhados, bem como sujeitos de grupos sociais mais baixos passam a atuar politicamente na composição das demandas políticas, seja via de protesto, comícios, petições ou até embates físicos tal qual o próprio Motim do Vintém.
3) Palavras-chave: Motim do vintém, Cultura política, Política, Participação, Agitações populares
4) Ideais principais:
A partir da exposição da autora, há claramente a inserção de uma nova cultura política cujos preceitos acrescentam novos pesos dentro da balança política, isto é a participação de “atores inexperientes na arena política”. Nesse sentido, a inserção de novas peças dentro do xadrez político está intimamente relacionada ao fato de que a antiga