O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë
Considerado um grande clássico, o livro é bem escrito e de fácil entendimento. A escritora consegue descrever os fatos com destreza, sem perder o ritmo.
A historia se passa em Yorkshire, Inglaterra, e é quase que completamente narrada pela governanta, que a pedidos de um visitante que foi extremamente mal tratado pelos donos do Morro dos Ventos Uivantes, conta toda a historia de Heathcliff e Caterina.
A família Earnshaw vivia na fazenda, quando o patriarca da família resolve fazer uma viagem, quando volta está trazendo consigo um garoto órfão sem nome que eles dizem ser um cigano e resolvem chamar de Heathcliff. Porem todo o afeto e atenção do pai se vê voltado para o menino, o que causa quando ciúmes em seu filho, Hindley, que acha que esta perdendo seu pai para Heathcliff. Enquanto isso sua irmã mais nova, Catherine, se afeiçoa ao garoto.
Depois que o Sr. Earnshaw morre, Hindley que herda a casa, sujeita Heathcliff a diversas humilhações, fazendo com que o maior motivo do mesmo continuar aceitando o tratamento seja seu amor por Catherine. Porem, mesmo Catherine o amando de volta, a mesma decide se casar com um garoto da família vizinha, Edgar Linton, pelo mesmo ter mais condições de sustentá-la. Heathcliff se revolta e vai embora do Morro dos Ventos Uivantes.
Depois de algum tempo o mesmo volta rico, chamando a atenção de Catherine e causando grande ciúme em seu marido. Porém a mesma morre logo após ter uma filha de Edgar fazendo com que Heathcliff decida se vingar, tanto de Edgar quanto de Hindley que tanto o humilhou.
O mesmo resolve se casar com Isabella, irmã de Edgar, entretanto a mesma logo se arrepende e deixa Heathcliff enquanto grávida, logo dando