o monge e o executivo
Devemos tomar para nós a responsabilidade que nos foi imposta independente de qualquer situação, no trabalho, em casa, em qualquer lugar ondeestejamos, pois se jogarmos as nossas responsabilidades em cima de outrem, não estaremos assumindo nosso papel na sociedade.
Mais importante do que manuais cheios de regras e normas decomportamento é a maneira de agir dos líderes, pois os liderados sempre, ou quase sempre, seguirão ou se basearão em seu comportamento. Um líder é capaz de levar a equipe ao sucesso ou ao fracasso dependendo desua posição e relacionamento com sua equipe.
Nossa maneira de pensar e sentir influenciam nosso comportamento, mas, também pode acontecer o contrário e o nosso comportamento influenciar nosso modo de pensar.
1. INTRODUÇÃO
O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se viaperseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longo dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como havia planejado. Diante disso suaesposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão.
Uma das coisas que despertou seuinteresse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo que ele admirava, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência, o receio de perder sua família, decidiu ir. Ao chegar foirecepcionado por padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro:“Simeão”.