O Momento de Incertezas
CATEGORIES : BLOG POSTS AUTHOR: DANIEL MEDINA NO COMMENTS YET
O ano de 2015 já se iniciou com grandes turbulências para o empresariado brasileiro, muitas delas causadas pelo cenário político e econômico, ambos ainda incertos e bastante tumultuados até o momento. Juros altos, evasão de talentos, escassez de água, inflação alta, consumo em baixa, aumentos significativos em combustível e energia elétrica: esses são alguns dos problemas que assolam o cenário do empreendedorismo brasileiro. Impulsionada por todos estes fatores, surge uma questão muito importante e de difícil resposta:
Em um momento como este é melhor investir ou cortar custos?
Em uma primeira análise, grande parte das pessoas tende a ser partidário da segunda opção, ou seja, pretendem cortar custos. Esta abordagem faz sentido quando se olha para trás e se vê o histórico do fluxo de caixa piorando a cada mês – custos aumentando e receitas caindo. Não é necessário ser um grande economista para saber que uma hora a curva se inverte e a empresa passa a trabalhar sob prejuízo. Logo, são feitas reduções, principalmente em custos fixos, com o intuito de balancear as finanças da empresa. Esta estratégia pode até gerar resultados no curto prazo, mas caso a situação desfavorável se estenda mais do que o estimado, podem ser necessárias cada vez mais reduções de custo, até o ponto em que a empresa fica estagnada, trabalhando para arcar seus compromissos já firmados mas sem qualquer possibilidade de voltar a expandir seus negócios. Uma outra possibilidade é que ela perca competitividade para outras empresas melhores preparadas em seu setor, e com o tempo ter que paralisar suas operações. Esta análise nos faz pensar se esta é realmente a melhor forma de enfrentarmos o momento de crise.
Por outro lado, se analisamos pelo lado do investimento, pode parecer loucura uma empresa optando por desembolsar ainda mais dinheiro em uma situação que exige um