Laboratório de Física A - Colisões
Relatório
Laboratório de Física A
Assunto: Colisões.
Professora: Ana Figueiredo Maia.
Turma: T07.
“Grupo 1”:
Alisson Cardoso Santos.
Andre Miranda Almeida Brito.
Alceu Ribeiro Dortas.
Gabriel Leandro Carvalho Dos Santos.
Ykaro Bastos da Silva.
Introdução
No cotidiano, ocorrem colisões freqüentemente quando corpos sofrem impacto um contra o outro. Embora a física venha aprimorando esse conceito, ela transmite bem o significado. No dia-a-dia as colisões acontecem de formas simples, como um martelo batendo em um prego ,no jogo de sinuca quando as bolas se colidem, e o mais grave que é o choque entre os automóveis.
Colisão é uma interação entre dois ou mais corpos, na qual ocorre troca de quantidade de energia e de movimento, ou seja, após a colisão o corpo pode mudar de direção e/ou sentido, além de ocorrer mudança no módulo da velocidade.
As colisões estão dividas em três tipos, dependendo do comportamento do corpo após a colisão. Elas podem ser classificadas como: perfeitamente elástica parcialmente elástica e perfeitamente inelástica.
Perfeitamente elástica: há conservação da energia cinética e de quantidade de movimento, ou seja, = e =. Parcialmente elástico: somente é conservada a quantidade de movimento, e a energia cinética é perdida em outras formas de energia. Os corpos não se mantêm juntos após a colisão neste caso têm-se =. Perfeitamente inelásticos apenas a quantidade de movimento é conservada e a perda de energia cinética é maior possível. Nesta colisão os corpos permanecem juntos =.
Para classificarmos se uma colisão é perfeitamente elástica, parcialmente elástica e perfeitamente inelástica, utiliza-se um parâmetro definido pelo coeficiente de restituição que é dado através da formula: Colisão perfeitamente elástica: e = 1
Colisão parcialmente elástica: 0 < e < 1
Colisão perfeitamente inelástica: e =