An Lise De Produ O Textual 2
Pós Graduação em Alfabetização e Letramento
Área de Educação
Disciplina: Análise de Produção Textual
BREVE ANÁLISE GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA
1. INTRODUÇÃO
Dê acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para Língua Portuguesa, não se deve trabalhar com a alfabetização, nem com os outros conteúdos relacionados á língua materna de forma descontextualizada, pois isto viria em desencontro aos princípios linguísticos que tem como principal unidade de ensino o texto.
Ao pensarmos no letramento que é o conjunto de conhecimento das práticas sociais vivenciadas pelo ser humano ao longo da vida sem necessariamente ter sido escolarizado no universo escolar formal e sugere uma alfabetização contextualizada junto ás práticas sociais, abrangendo política, economia, cultura, religião. Nessa perspectiva é necessário que o aluno tenha contato com os mais diversos gêneros textuais, por meio de bibliotecas, oficinas, saraus, para que possa desenvolver suas habilidades e competências linguísticas que são: leitura, interpretação e escrita.
2. TIPOLOGIAS TEXTUAIS NA ESCOLA
No ensino muitas vezes a produção de texto em sala de aula é restrita a temas propostos pelo professor, alguns motivadores da escrita outros que acabam tirando completamente a boa vontade de escrever. O ideal é que os professores busquem temas que não esteja apenas ligado a escola, assuntos que retratem o cotidiano, o dia a dia da sociedade, curiosidades que acontecem fora dos muros da escola.
Vemos a grande importância em abrir espaços, dentro da escola, para o estudo e análise dos gêneros textuais, como forma de se trabalhar a cidadania, por meio, de textos que retratem a pluralidade cultural e religiosa, diversidade étnico-racial, meio ambiente e variedades linguísticas. Fica em evidência a importância de o professor criar condições e estratégias que possibilitem aos alunos a compreensão dos diferentes gêneros trabalhados. Uma vez que o exercício