O momento atual do cenário comercial com a participação do brics
TEMA:
O momento atual do cenário comercial com a participação do BRICS
TÍTULO:
O momento atual do cenário comercial com a participação do BRICS
OBJETIVO:
Este trabalho objetiva demonstrar as novas relações no mercado internacional, resultantes da união entre cinco países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) numa era de globalização e que poderá transformá-los em grandes economias num futuro próximo.
JUSTIFICATIVA:
A busca constante por desenvolvimento, crescimento econômico e expansão comercial conduz uma sociedade, que se baseia nestes preceitos, à evolução e ao progresso.
Embora a rapidez das informações já não encontre barreiras para se projetar de um canto ao outro do mundo, deve-se relevar as diferenças entre os povos e a existência de fronteiras e limitações entre eles. Todavia, a chamada globalização, intensificou no cenário internacional uma maior amplitude na integração e aproximação das economias como um todo, gerando um campo fértil a consolidação de um novo bloco econômico formado pelas economias emergentes, o BRICS.
INTRODUÇÃO:
Na sociedade contemporânea o cenário mundial apresenta grande diversidade de mercados, modelos econômicos, políticos e sociais. Paralelamente a busca por relações estratégicas entre os países se torna cada vez mais forte. No âmbito internacional, deparamo-nos com a grande concorrência, o que motiva os países a abrirem seus mercados e se inter-relacionarem uns com os outros, visando à consolidação do fortalecimento de suas economias conjuntamente. Todavia, alguns países que estão fora dessas “alianças”, mais precisamente os países emergentes, podem sentir os reflexos da crise, tendo suas economias desestabilizadas e enfraquecidas, gerando um desequilíbrio na economia global.
DESENVOLVIMENTO:
O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim o`Neill, para fazer referência a quatro países, Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011