O Modelo de Referência OSI para Protocolos de Rede Introdução
Introdução
Conforme a Wikpedia, Modelo OSI, (Open Systems Interconnection), ou Interconexão de Sistemas Abertos, é um conjunto de padrões ISO relativo à comunicação de dados. Sendo um modelo em camas usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Ele estabelece regras, algumas orientações para que a interconectividade entre dois dispositivos de rede possa acontecer independente de quem os fabriquem.
Ao estudamos redes de computadores este é um dos primeiros tópicos do guia de estudos. Estudando este modelo procurarei mostrar neste trabalho o porquê da existência do modelo OSI e como ele funciona, além de fazer uma correlação entre a pilha de protocolos TCP/IP e o modelo OSI.
No início das redes de computadores, as soluções que os comunicavam eram, na maioria das vezes, proprietárias, isto é, uma determinada tecnologia só era suportada por seu fabricante. Sendo impossível unir duas ou mais soluções de fabricantes diferentes. Dessa maneira, um mesmo fabricante era obrigado a construir praticamente tudo na rede.
Pensando em facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência o qual deu o nome de OSI (Open Systems Interconnection) onde tornou possível que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir deste modelo. Um padrão que tornou possível o desenvolvimento de aplicações que falassem a mesma “linguagem” de conexão para assim dizer.
OSI é o um modelo de referência para o desenvolvimento de protocolos.
Protocolo é uma “linguagem” usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores passam se comunicar, eles devem usar o mesmo protocolo (ou seja, a mesma linguagem).
Quando enviamos um e-mail de nosso computador, o programa de e-mail (chamado cliente de e-mail) envia os dados (nosso e-mail) para a pilha de protocolos, que faz uma porção de coisas interessantes e então envia esses dados para o meio de