o modelo de Ptolomeu
Pelas observações feitas até a época de Ptolomeu os astrônomos tinham chegado à algumas conclusões sobre o movimento dos astros. As conclusões eram as seguintes:
A esfera das estrelas fixas dá uma volta em trono da terra indo de leste para oeste em um dia (além da terra esse era um dos referenciais utilizados por eles).
O sol faria esse mesmo movimento, porém ele se atrasaria (em relação à esfera celeste) a cada dia. Assim ele daria uma volta ao redor da terra em um dia e um volta em relação à esfera das estrelas em um ano.
A lua teria um comportamento parecido com o do sol. Para estes astros a explicação era relativamente simples, visto que o movimento deles era aparentemente uniforme e eterno. Entretanto, havia um problema com relação aos planetas ou astros errantes, pois estes não tinham um movimento uniforme. Em determinas épocas eles "paravam" no céu, em seguida fariam um movimento retrógrado e depois seguiam seu movimento comum. Esse movimento é o que chamamos hoje de "laçada" e era muito estranho para os sábios antigos, pois o normal era as coisas sempre irem para a frente, nunca retornarem. Para explicar esse movimento Ptolomeu vai utilizar um modelo baseado em epiciclos, cabe lembrar que a idéia de epiciclos já tinha sido apresentada antes por Hiparco, entretanto foi