Claudio Ptolomeu
Claudio Ptolomeu viveu em Alexandria, tinha grandes conhecimentos sobre Geografia, Astronomia, Matemática, etc. Ele fez o primeiro mapa mundi, com pontos, coordenadas e com a superfície da Terra sendo esférica. A maior parte de sua obra se perdeu no incêndio da biblioteca de Alexandria. Da sua grande obra, salvou-se uma tradução em Árabe, conhecida como Almagesto. Nela, apresenta conceitos sobre o Mundo, Terra,Lua, Sol , planetas, estrelas, e seu funcionamento centrado na terra: o mundo Geocêntrico. Até o Renascimento, o Geocentrismo dominou.
2. O mundo de Ptolomeu
O modelo de mundo criado por Ptolomeu tinha a Terra como centro do universo. As estrelas e planetas eram vistas como divindades, já que não era possível explicar os movimentos que os mesmos faziam. Ptolomeu criou a teoria dos epiciclos que estuda um certo tipo de composição de movimentos circulares e, foi usada para modelar o movimento aparente de planetas, com objetivo de explicar estes movimentos sem recorrer as divindades. Foi a primeira vez que os conhecimentos e movimentos do céu ficaram explicados em uma única teoria e sem utilizar as divindades.
3. A Sacratização do Mundo de Ptolomeu
Mesmo sem propósito religioso , o modelo da Ptolomeu, trazia a Terra como centro e sendo o homem ‘a coisa’ mais importante sobre a Terra, era lógico pensar que o homem era o centro de tudo. O islamismo e o cristianismo apenas ganhavam com isso, já que o homem tornava-se o centro da criação e dava prestigio as autoridades religiosas.
A cultura árabe estava em constante crescimento, enquanto isso, a cultura européia estava decaindo pelo Império Romano. Após um tempo, o modelo de Ptolomeu, começou a ser analisado por observadores e por navegadores, que discutiam a grande dessemelhança comparado aos estudos dos tais. A igreja defendia e acabou adotando o modelo de Ptolomeu, que possuía conceitos definidos por Aristóteles, tais como, a ideia de que a Terra não era plana, e as estrelas