O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO (MEG) da FNQ
Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.
• Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
A figura representativa do MEG simboliza a organização, considerada comoum sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo. O MEG é representado pelo diagrama acima, que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de
PDCA (Plan, Do, Check, Action).O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus CLIENTES. Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses clientes.
Para que haja continuidade em suas operações, a empresa também deveidentificar, entender e satisfazer as necessidades e expectativas da SOCIEDADE e das comunidades com as quais interage sempre de forma ética, cumprindo as leis e preservando o ambiente.
De posse de todas essas informações, a LIDERANÇA estabelece osprincípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização. Os líderes analisam o desempenho e executam, sempre que necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional.
As ESTRATÉGIAS são formuladas pelos líderes para direcionar a organização e o seu desempenho,