O modelo ateniense
Espaço
Do ponto de vista económico, social, cultural e até afetivo o espaço condiciona de forma poderosa as civilizações, a vida do ser humano e portanto o espaço geográfico determina as características de um povo. Assim, o clima, o relevo e todos os condicionantes geográficos relacionam-se com as atividades económicas praticadas pelos diferentes povos. Neste sentido, e concretizando com o caso da Grécia damos conta de um solo árido e montanhoso, de um clima caprichoso e da presença por toda a parte do mar, com especial relevo para a necessidade de bons portos. Posto isto, temos que concluir a pouca importância da agricultura, das vias de comunicação terrestres e destacar o comércio, a pecuária e as vias de comunicação marítimas. Todos estes aspetos se refletiram igualmente na vida social dos gregos.
O modelo ateniense – Introdução
A Grécia não vivia uma união politica – coesão, cada cidade orgulhava-se de ser autónoma e independente chegando muitas vezes a serem rivais;
A união dos Helenos fazia-se pela cultura, pela língua e pela oração aos mesmos deuses (politeístas);
Dentro da pluralidade das cidades-Estado (pólis), destaca-se a cidade de Atenas que é tomada como modelo (século V a.C), sendo considerada a “escola da Grécia”
Atenas viverá no século V