O Mito
Comentário: A história da Caverna de Platão tem como objetivo mostrar como a maioria das pessoas vivem como se tivessem um véu sobre seus olhos, permitindo assim que se tenha uma noção distorcida e indefinida sobre as coisas como a verdade e a beleza. A brecha de luz proporcionada pela fogueira é para que o individuo reflita sobre seu próprio eu, sua própria sombra, para que busque um mundo melhor e renovação de suas ideias. Pois a maioria dos indivíduos é desprovida de imaginação; outros são indiferentes e simplesmente aceitam a realidade sem especulação. O ser humano esta acostumado ao caminho mais fácil e mais suave ,sua mentalidade evita a mudança a todo custo. Desde que surgiu o cristianismo, tornou-se necessário explicar seus ensinamentos às autoridades romanas e ao povo em geral. Mesmo com o estabelecimento e consolidação da doutrina cristã, a Igreja católica sabia que esses preceitos não podiam simplismente ser impostos pela força.
Eles tinham de ser apresentados de maneira convincente, mediante um trabalho de conquista espiritual.
Foi assim que os primeiros Padres da Igreja se empenharam na elaboração de inúmeros textos sobre a fé e a revelação cristã. O conjunto desses textos ficou conhecido como patrística por terem sido escritos, pelos grandes Padres da Igreja. principalmente Padre Agostinho.
A Patrística (Filosofia Cristã) foi criada a partir de textos sobre a fé e a revelação cristã, escrita pelos grandes padres da Igreja, na época do desenvolvimento do cristianismo. Porém sua propagação aconteceu de fato através de Santo Agostinho que buscou dentro da filosofia explicações, se baseando em algumas idéias de Platão na relação entre a fé e a razão, afirmando que a fé nos faz crer em coisas que nem sempre entendemos pela razão. Podemos dizer que toda propagação do cristianismo se baseou nos preceitos de Santo Agostinho que defendeu a superioridade da alma humana criada por Deus para levar o homem a prática do bem, e