O Mito da Caverna
É um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Este método de custeio foi utilizado antes da determinação da Legislação fiscal, e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa), seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto.
No sistema RKW (reichskuratoriun für wirtschaftlichtkeit) além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos, os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de vendas,administrativas, financeiras etc. Com isto a empresa chega ao total gasto na produção e venda dos produtos.Considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/departamentos de produção e em seguida alocados nos produtos.Como ferramenta de gerenciamento de custo, este custeio servirá como base para fixar o preço de venda do produto, uma vez que, calculados os custos e as despesas, basta adicionar a margem de lucro que a empresa espera alcançar.
Departamentalização
Departamento é a unidade mínima administrativa constituída, na maioria dos casos, por homens e máquinas que desenvolvem atividades constantes. Ou seja, é lá que são debitados os custos de produção ocorridos na empresa. O Objetivo é identificar o porquê da importância da departamentalização nos rateios dos custos de produção.
Existem 2 tipos de departamentos Produção e Serviços.Departamento de produção é aqueles que atuam sobre os produtos e têm seus custos apropriados diretamente a estes, exemplos: Corte Pintura, Perfuração, Montagem, e outros. Departamento de Serviços é os que não atuam diretamente na produção e sua finalidade é de prestar serviços aos Departamentos de Produção, ou seja,seus custos não são apropriados diretamente aos produtos, pois estes não transitam por