O Mito da Caverna
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA
CURSO DE DIREITO
patrick rhuan nunes herculano
O MITO DA CAVERNA
rolim de moura – ro
2013
SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA
CURSO DE DIREITO
patrick rhuan nunes herculano
O MITO DA CAVERNA
Trabalho apresentado como pré-requisito para a obtenção de nota parcial na Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do curso de Direito da Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, sob a orientação do Professor José Ricardo.
rolim de moura – ro
2013
Questionário
O que é Platão?
O mito da Caverna.
O que é Caverna?
Quem são as sombras projetadas no fundo da caverna?
Quem são os grilhões e as correntes?
Quem é o prisioneiro que se liberta da caverna?
O que é a luz do Sol?
Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros?
O mito da Caverna
O mito da caverna vem se dá por uma parábola que ilustra a reflexão de Platão. Está reflexão é a ideia de que Platão considera todos os fenômenos da natureza meros reflexos das formas eternas, ou ideias, e afirma que a maioria das pessoas estão satisfeitas com suas vidas em meio a esses reflexos sombreados. Elas acreditam que as sombras são tudo o que existe, e por isso não as veem como sombras. Com isto, esquecem-se também da imortalidade de suas almas.
Platão, foi um importante filósofo grego, sendo discípulo de Sócrates, nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). Focando mais ao sensível, pôde ter uma visão ampla sobre o