O mito da caverna.
A escuridão que cega a humanidade.
OBJETIVO:
Relacionar a ideia do vídeo assistido sobre “O mito da caverna” de Platão com o texto sobre o mesmo assunto, e com isso elaborar meu próprio texto para ministrar uma aula de filosofia do ensino médio.
E a partir do texto elaborado mostrar para os alunos a verdadeira realidade que os cerca, que nada mais é do que uma ilusória concepção de realidade passada por geração a geração através da cultura e mídia.
JUSTIFICATIVA:
Na atualidade se questionar sobre a veracidade de informações e ideias que nos são passadas, faz com que não sejamos vítimas da grande massa de informações enganosas, que são passadas através da mídia, dos meios de comunicação e do próprio relacionamento entre as pessoas.
E com as ideias de Platão expostas no “Mito da filosofia”, podemos entender melhor essa concepção de que a sociedade esta imersa na escuridão dos fatos e que a maioria dos indivíduos não conseguem enxergar realmente a realidade, que só é mostrada a partir do conhecimento verdadeiro das coisas.
INTRODUÇÃO:
Em o “O mito da caverna”, que foi inventado por Platão a mais ou menos 2500 anos atrás, vemos querendo ou não a realidade da sociedade atual, que vive num mundo cheio de desigualdades, diferenças, problemas sociais, problemas políticos e também não só de problemas, mas, de belezas como: florestas, animais de várias espécies, cidades históricas, enfim um mundo cheio de vida. As pessoas sabem de todos esses problemas e da beleza da vida mas fingem não saber para não ter que se envolver,enfim,sem o comprometimento de elaborar idéias e preservar a natureza.
E com isso a sociedade é composta por inúmeras famílias que não tem comprometimento com nada alem de sua família, casa e trabalho e com isso estão condenadas a ficarem presas num mundo de ilusão, pois, tem uma visão fechada que vê somente o que é fácil de entender e não procuram pensar, refletir sobre a complexidade que é o mundo em que vivemos. O objetivo de