O mito da caverna de platão
O Mito da Caverna de Platão
Aluna: Carla Núbia Cunha Espinheira
Profª Luciene
Março/2011
No livro VII da obra “A República” escrita por Platão encontra-se a parábola da caverna ou o mito da caverna ou ainda os prisioneiros da caverna.
Trata-se de uma poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2500 anos atrás.É considerada por alguns como a maior metáfora da filosofia e há tempos, inspira inúmeras reflexões. A mais recente é o livro de José Saramago, A Caverna.
Nesta obra que aborda uma sociedade cheia de meias verdades, omissões e construída em mentiras o que representa a caverna? O mundo de aparências em que vivemos As sombras projetadas seriam as coisas que percebemos.
Que são as correntes e os grilhões? Nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade.Nossos preconceitos e opniões.Quem é o prisioneiro que sai da caverna? O filósofo. O que é a luz do sol? A luz da verdade. O que é o mundo iluminado pelo sol da verdade? A realidade. Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A filosofia.
Historicamente todo sábio ou filósofo ou inventor foram considerados loucos. A maioria da população, acostumada a “não-pensar”, melhor dizendo, acostumadas a levarem a vida baseada em crenças e senso comum.
As pessoas não têm o hábito de pensar, refletir, propor mudanças e quando o fazem são minorias que serão criticadas ou atacadas, mortas ou sacrificadas porque encontraram a luz da verdade antes de nós.
Somos capazes de brigar, matar, jurar etc... para defender nossas meias verdades.Mas onde está a verdade? Como encontrá-la ? Ela existe?
Quanto mais aprendemos, percebemos que nada sabemos!
Precisamos adquirir, cada vez mais, novos conhecimentos para utilizarmos um novo olhar sobre tudo.
Platão foi brilhante ao abordar a trajetória de Sócrates pela busca do