O Mito da caverna de Platão
1- Quais são as razões que levaram Mike a subtrair a pasta de documentos da Drake Sweeney?
Buscava respostas que pudessem justificar as atitudes de Senhor, conhecer os motivos que o levaram a invadir a empresa. Ele queria constatar se realmente a Dracke Sweeney estava envolvida no despejo dos sem teto.
2- A partir da concepção do sofista Protágoras de que “o homem é a medida de todas as coisas” , faça uma análise da ação de Mike de subtrair a pasta da Drake Sweeney.
Mike tinha evidências e razões de sobra para querer comprovar o envolvimento da empresa em que trabalhava, na tragédia ocorrida com os sem teto. Ele já havia se decidido e não tinha nada a perder. Tinha em seu favor “todos os pontos necessários “ para que entrasse no escritório de xxxx e copiasse a pasta sem que as coisas dessem errado” . Nada era pior do que manter a desconfiança com relação a ideia do envolvimento da empresa. Ele tinha em seu poder a superação da dúvida, o querer . “O homem é a medida de todas as suas vontades, e quando estas se fazem necessárias, não há limite que o faça parar ou desistir de seus objetivos”.
3- Sócrates estabelece a distinção entre opinião e conceito. Mike ao subtrair a pasta do escritório baseou-se na opinião ou no conceito?
Ele baseou-se na opinião. Acreditava que de posse dos documentos, teria a comprovação dos fatos. Eram muitas as evidências e ele precisava tirar suas dúvidas. Ele já havia feito um levantamento de todos os aspectos, já havia formalizado a conclusão (opinião) sobre todos os passos que seguiria e em suas convicções, em momento algum contou com o inesperado acidente... Ele seguiu seu íntimo, nada o obrigava, a não ser suas próprias certezas.
4- A partir do Mito da Caverna de Platão, faça uma leitura do livro “O advogado”.
Mike era um excelente advogado cuja carreira estava em ascensão e em pouco tempo, se tornaria sócio da tão conceituada Drake Sweeney. Era amante da