O mito da caverna de platão
A cultura determina costumes, esses se não cumpridos a risca, a pessoa passa a ser mal vista diante da sociedade, a sociedade é a maior “caverna” que existe. A moda é um exemplo de “caverna”, pois se você não a acompanha você é considerado o estranho, é isolado. Os próprios seres humanos criam suas cadeias, são presos a conceitos e formas únicas de ver o mundo. O homem não está exercendo sua capacidade de forma eficiente, ele pode muito mais, ele está cada vez mais deixando de mostrar seu lado “louco”, “louco” para quem está preso na “caverna” social. As pessoas tem que libertar se dessa “cadeia alienadora”.
Cada um vê o mundo como quer, cada um interpreta a mesma situação de formas diferentes. A verdade de um não é a do outro, mas a verdade está em toda parte, cabe ao próprio ser humano buscá-la.
A sociedade está acorrentada a uma forma una de ver as coisas.
No passado, no período das trevas as pessoas não tinham liberdade de expressão, não podiam falar nem agir da forma que acreditavam ser a mais correta. Estavam presos, acorrentados ao pensamento da Igreja, mas mesmo assim as pessoas eram mais ousadas. Corriam o risco de passar pelas mãos dos inquisidores, mas mesmo assim tentavam expor seu pensamento, questionando a verdade imposta. Após o Iluminismo o homem passou a se expressar mais
Hoje as mesmas leis que controlam a vida das pessoas, dão a elas o Direito a liberdade de expressão, essas estão tão acostumadas a viverem alienadas, que não fazem uso do que o é garantido por lei.