O micrometro
MEDIDA E PRECISÃO: MICRÔMETRO
Dejair Manoel Lago Netto
Leticia Vieira
Matheus de Oliveira
ProfºTerigi
Mogi das Cruzes
Abril, 2015
O micrometro
O instrumento micrômetro usa o princípio de porca e parafuso, sendo normalmente usado quando a medição exige uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro.
O micrômetro é composto pelas seguintes partes:
Arco: Principal parte. Abrange todas as partes e possui fixo em si o isolamento térmico.
Isolante térmico: É uma cobertura sobre o arco para evitar que o contato da mão do usuário não aqueça o instrumento causando sua dilatação e possível variação.
Bainha ou Cilindro: Como o próprio nome diz, é por onde percorre o fuso. Nela está contido a escala principal do tambor.
Catraca: Na regulagem correta permite a pressão adequada de contato na peça.
Tambor: Parte cilíndrica onde em seu interior está a maioria das partes. Em sua superfície externa está gravado o nônio. Permite leituras menores que a menor divisão da escala principal gravada na bainha.
Trava: É uma pequena trava que permite imobilizar o fuso em uma medida predeterminada.
Porca de ajuste:Para calibrar o instrumento.
Materiais
Esfera
2 Cilindros de tamanhos distintos
Régua
Micrômetro
Procedimento
No inicio da aula o professor entregou para nosso grupo uma caixa de madeira contendo 2 cilindros de tamanhos distintos, 1 esfera, 1 micrômetro e 1 régua. Cada integrante do grupo fez a medição da altura e diâmetro dos cilindros e do diâmetro da esfera com a régua. Com isso, deveriam entrar em um acordo em relação a medida encontrada, após isso, as medições foram feitas com o micrômetro, e da mesma maneira, entraram em um acordo sobre a medida encontrada. Após adquirirem todas as medidas, os integrantes calcularam juntos a área de cada objeto.
Resultados
Tabela 1: Resultados adquiridos pelos integrantes do grupo.
Esfera
Cilindro Grande
Cilindro Pequeno
Régua
9 mm d- 19 mm d- 9 mm
h- 21,5