O mercado e sua classificação
Temas página
O MERCADO
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interacções entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado. Originalmente o termo mercado, do latim, era utilizado para designar o sítio onde compradores e vendedores se encontravam para trocar os seus bens. Contudo, em marketing, os vendedores são vistos como constituindo uma indústria e os compradores como constituindo um mercado. Os vendedores enviam os seus produtos, serviços e comunicações para o mercado, e recebem dinheiro e informação em troca. Nas sociedades mais avançadas os mercados não necessitam de ser lugares físicos onde compradores e vendedores interagem (Internet).
A definição de mercado poderá ser entendida de duas formas distintas: Em sentido amplo: Conjunto de pessoas individuais ou colectivas capazes de influenciar as vendas de um determinado produto Em sentido restrito: Conjunto de dados sobre a importância e evolução das vendas de um produto.
Factores de Evolução dos Mercados
Um mercado é um sistema que evolui no tempo, sob o efeito de variáveis cuja influência se verifica a curto/médio e a longo prazo. É importante identificar esses factores, os quais ajudarão a perceber o que de mais importante se vai passando no mercado e assim adoptar as estratégias e políticas mais indicadas.
Factores de Evolução do Mercado a CURTO/MÉDIO PRAZO
Conjuntura económica, política e social: todos sabemos que as variações conjunturais se reflectem nas condições para o consumo, quer por parte das pessoas