o mercado do jeans
O jeans é uma das peças mais usadas pelo povo brasileiro em especial pelo povo goiano, influência do agronegócio e da música sertaneja. Pensando nesse mercado tão amplo e cheio de oportunidades, nós alunos do 2º ano de administração da UEG, realizamos uma pesquisa para descobrir os hábitos de consumo e uso do povo anapolino.
O ibope realizou pesquisa semelhante em 10 capitais do país no ano de 2012, e tomando como base essa pesquisa realizo abaixo um parâmetro entre a pesquisa de âmbito nacional e municipal (Anápolis).
Segundo a pesquisa realizada, o anapolino compra em media 5 peças por ano, contra 7 peças da media nacional, entretanto o povo anapolino está disposto a pagar mais pelo seu jeans, a media nacional é de R$ 95,00 por peça enquanto a media anapolina e de 148 reais.
A pesquisa também mostrou que mesmo estando cada vez mais presente na vida de todos, a internet está longe do mercado varejista jeans de Anápolis, 73,6% dos entrevistados afirmam que nunca compraram jeans pela rede.
A marca é outro ponto surpreendente, 42,8% dos entrevistados afirmam que nunca ou raramente levam em consideração no ato da compra. O que evidenciam a similaridade dos produtos apresentados e a falta de marcas fortes no setor.
A modelagem tradicional vem abrindo espaço para modelagem mais ajustadas ao corpo, mais ainda permanece sendo a mais usada 46% dos entrevistados afirmam usar calça tradicional sempre.
Quando comparamos o uso da calça para atividades sociais, os números das pesquisas são inversos. Enquanto a pesquisa do ibope afirma que o jeans e mais usado para o trabalho, a pesquisa aplicada em Anápolis tem como principal uso para o jeans, o lazer, 75,9% afirmam usar o jeans para passear.
A pesquisa foi realizada na cidade de Anápolis, entre os dias 05 e 14 de fevereiro com 201 entrevistados.