O mercado de trabalho
Este trabalho é uma percepção do estudo realizado por mim, da atividade 2 do Ambiente Virtual de Aprendizado que trata de duas questões: O conceito de trabalho e a visão positiva e negativa, e as inovações tecnológicas e o impacto inserção da geração @ e suas relações de trabalho.
2. As Relações de Trabalho e as Inovações Tecnológicas.
Desde a pré-história as relações de trabalho vêm sofrendo grandes transformações na sociedade, nas últimas décadas com a chegada da globalização e a inserção de novas tecnologias o trabalho deixou de ser mais braçal e passou a ser mais intelectual, onde obrigou o trabalhador buscar novos conhecimentos para que pudessem trazê-lo de volta ao mercado de trabalho.
O emprego formal (carteira assinada) começa a ser substituído pelo trabalho (terceirizado, por projeto ou a distância), fazendo com que muitas profissões do passado sejam substituídas, destacando-se os profissionais tecnólogos e aquelas relacionadas à nanotecnologia e à biotecnologia.
O conceito de trabalho pode trazer conotações positivas ou negativas, para algumas pessoas o trabalho pode ser considerado um fardo, algo ruim, que trás um desestimulo.
Em contrapartida o trabalho pode trazer realizações pessoais, e benefícios para a vida social, fazendo com que a pessoa se sinta útil, importante, evitando o ócio e o vício.
As inovações tecnológicas podem impactar positivamente os novos profissionais da chamada Geração @, porém é extremamente necessária uma revisão das relações de trabalho, pois estes jovens tendem a ser “multitarefas” o que causa dispersão da atenção e certa superficialidade na execução de tarefas o que pode comprometer a qualidade da entrega do serviço.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BONFIM, T. R. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.
BONÁDIA, Fernanda de Morais. Relações de trabalho sofrerão mudanças com a Geração @. Site