O Mensalão
Entende-se por mensalão nome originado pela mídia em situação de denuncia de corrupção na politica dentre varias formas de fraudes no Congresso. Assim é conhecido e popularizado o esquema de compra de votos de parlamentares, deflagrado no primeiro mandado no governo de Luís Inácio. O trabalho desenvolverá os principais assuntos polêmicos do mensalão, destacando os esquema, fraldes e esquemas de corrupção, e a pressão e influência da mídia.
O mensalão
Atividade a qual ficou conhecida pela mídia pelo processo de compra de votos dos parlamentares. A compra de votos ja haviam desconfianças, porem nenhuma prova concreta. Até Roberto Jefferson entregar o esquema na mão da mídia, antes da instalação da CPI para que seu parido fosse investigado. Roberto era acusado de envolvimento em processos de licitações fraudulentas, praticadas por funcionários da empresa Brasileira de Correios de Telégrafos. Durante seu depoimento segundo Roberto, os deputados do Pt recebiam mensal 30 mil para voltarem segundo orientações do governo, muitos deles seriam do PL, PP, PMDB,e PTB.
O esquema era bem organizado, onde José Dirceu, foi apontado como mandante do esquema. Lula negou qualquer incidência de que soubesse do Mensalão, e assim muitos do plenário caiam, e mesmo assim Luís Inácio consegui se reeleger.
Um dos elementos que ligam esses outros eventos com o Mensalão, são as acusações de que em todos eles foram montados esquemas clandestinos de arrecadação financeira para o PT. O dinheiro desses esquemas, pelo menos em parte, poderia ter sido usado para financiar o Mensalão. As investigações da Polícia Federal apontaram que empresas de telefonia privatizadas, então controladas pelo banqueiro Daniel Dantas, injetaram mais de R$ 127 milhões nas contas da DNA Propaganda, administrada por Marcos Valério, o que alimentava o caixa do Valerioduto.
Com o desenvolvimento da crise surgiram ainda novas denúncias e novos escândalos, como por exemplo: o