Questões sobre os Clássicos da Sociologia
Área de Ciências Humanas e Jurídicas
Curso de Direito
Disciplina: Sociologia (Geral e Jurídica)
Questões sobre os Clássicos da Sociologia
1. Explique cada um dos métodos: Funcionalista, Histórico-Dialético e Compreensivo.
2. Conceitue: Fato Social, Luta de Classes e Ação Social.
3. Por que Marx ressalta a importância das relações sociais de produção
4. Discorra sobre o conceito de Tipo Ideal em Weber.
Respostas:
1. Funcionalista: Histórico-Dialético: A explicação sociológica Marxista começa pela produção, pelo trabalho humano necessário a produção de bens e serviços indispensáveis a sobrevivência dos homens. A está produtiva Marx chamou de estrutura. A estrutura social é composta pelas forças produtivas e pelas relações de produção subjacentes. Forças produtivas são as ferramentas e os métodos de trabalho, que em determinado momento o grupo social desenvolve e utiliza na produção desses bens e serviços, necessários a sua sobrevivência.
Compreensivo: O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. O tipo ideal está ligado à noção de compreensão, pois é uma organização de relações inteligíveis. Weber propõe o tipo ideal como recurso metodológico capaz de recortar aspectos da realidade.
2. Fato Social: Este era o objeto do pensamento Durkheiniano. O fato social é todo evento que acontece dentro da sociedade, apresentando algum tipo de interesse social, pelo menos para uma grande parte dos indivíduos com certa generalidade. Assim, essa definição de fato social parece imprecisa, porque se pode pensar que todos os acontecimentos humanos podem ser considerados sociais, mas não. Segundo Émile, para que um fato seja considerado social há que possuir três características principais: exterioridade, coercibilidade e generalidade.
Luta de Classe: Luta de classes é a oposição entre as diferentes