O Menino do Pijama Listrado
O livro "O Menino do Pijama Listrado" foi escrito por John Boyne e publicado aqui no Brasil pela editora Soma de Letras.
Conta a história de Bruno, um menino de 9 anos que vive durante a segunda guerra mundial e seu pai é um comandante do exército alemão. Um dia, Bruno chega em casa e sua governanta está arrumando as coisas deles em caixas e o comunica que eles irão se mudar de Berlim, por causa do trabalho de seu pai, ele fica muito chateado em ter que deixar sua escola e seus amigos. Ao chegar a sua nova casa ele estranha muito, pois é um lugar afastado, na janela de seu quarto ele consegue enxergar uma cerca muito alta e atrás um campo a onde todos vestiam pijamas listrados, mas não liga, pois ele havia visto crianças e só procurava alguém para brincar. Foi muito contente contar para sua mãe que outras crianças viviam ali e perguntar por que eles passavam o dia de pijama, sua mãe sem desconfiar de nada acha legal a novidade de Bruno. A mãe de Bruno, sem saber da existência do campo de concentração atrás de sua casa, sente um cheiro muito forte quando um soldado diz: "o cheiro é ainda pior quando queimam" e então ela fica aterrorizada com aquilo e briga com seu marido.
Bruno era um menino muito curioso e tinha a alma aventureira, todos haviam o avisado que não deveria ir para os fundos da casa, mas um dia estava se sentindo muito sozinho e resolveu ir atrás daquelas crianças que via pela janela de pijama, assim ele acabou conhecendo Shmuel através da cerca que separava sua casa do campo, as duas crianças não entendiam por que tinham realidades tão diferentes, ele passou a se encontrar escondido todos os dias com seu novo amigo e até levava comida para ele.
Shmuel muito triste conta para Bruno que não conseguia mais encontrar seu pai, como ele havia aprontado uma para Shmuel se sentiu na obrigação de ajudar seu amigo e combinou de no dia seguinte conseguir roupas para ele entrar ali. No dia seguinte conforme o combinado Shmuel