O menino do pijama listrado- Resumo
Bruno é um garoto de nove anos. Mora em Berlim em uma bela casa, de cinco andares com sua família, pai, mãe, e irmã.
Quando Bruno chega a uma tarde em sua casa, ele se depara com a governanta da casa, Maria, arrumando todas as suas coisas. Ele se pergunta o porquê de tudo aquilo estar acontecendo, sua mãe o chama e explica que seu pai, um oficial nazista, a mando do Fúria (Hitler), foi promovido do emprego, e para isso teria que se mudar para outra casa; próximo ao campo de concentração.
Quando Bruno chega a sua nova casa; chamada Haja-Vista, ele percebe que ela é totalmente diferente da outra, tinha apenas três andares e ficava em um lugar distante sem vizinhos ao redor. Ele ficava se lembrando da antiga casa e de seus amigos que deixara para trás, Martin, Karl e Daniel, e continuava em insistir que isso não teria sido uma boa idéia. Enquanto ele está em seu quarto conversando com a empregada Maria, ele resolve olhar pela janela onde ele vê e fica impressionado com o suposto campo de concentração.
Bruno não tinha uma relação muito boa com sua irmã, Gretel. E ele, entra no quarto dela, e os dois começam a conversar, e Bruno deixa escapar que as outras crianças não parecem ser amigáveis, e Gretel o questiona isso, e ele convida ela a ir ate sua janela e ver o que ele teria dito. Era uma cerca enorme, cheio de cabanas e prédios quadrados espalhados por todos os lados, não havia “vida” lá. Eram pessoas adultas, crianças, idosas, todas usando um mesmo tipo de roupa, um pijama cinza listrado e um boné na cabeça. Bruno sente falta de seu pai, pois desde que eles tinham mudado pra nova casa ele não tinha o visto, ele desce ate o andar de baixo onde seu pai se encontra em seu escritório, onde Bruno era proibido de entrar em qualquer momento sem exceção. Bruno entra e seu pai o cumprimenta com um aperto de mão. Seu pai pergunta a ele se esta gostando da nova casa, Bruno insiste em dizer que não. Bruno pergunta ao pai quem seria todas